Início / Educação / PROVOZ e o CAIC

PROVOZ e o CAIC

Escada do CAIC
Escada do CAIC
A

equipe do PROVOZ está fazendo uma atividade voltada para a Juventude, tendo à frente, os pesquisadores Lucas Alves e Leide Daiana. Nesta atividade, que está sendo desenvolvida no CAIC (Escola Maria Alves Carioca), que fica na Granja Lisboa, foram feitas parcerias com o CUCA e o PET de agronomia da UFC. Trata-se de um trabalho piloto, dentro do Projeto PROVOZ e, tendo resultados positivos, a intenção é de levar esse trabalho para outras escolas.

Na parceria do PROVOZ, o CUCA do Mondubim promoverá cursos na escola CAIC e esses cursos serão solicitados pelos próprios alunos, de acordo com suas necessidades e possibilidade de atendimento.

O PROVOZ falou sobre o CUCA, entregando inclusive, informativos com a programação do mês de maio contendo as atividades oferecidas pelo equipamento. Foi constatado pela equipe, que poucos alunos sabiam das atividades do CUCA, tendo ainda alunos que não sabiam da existência deste equipamento dentro da Regional V. Eles gostaram muito das atividades oferecidas pelo CUCA, entretanto, para a maioria se torna inviável, devido questões financeiras, principalmente no tocante às passagens de ônibus. Durante as oficinas, os alunos deram a ideia de terem um passe livre semelhante ao da Academia ENEM, onde ao chegarem lá, recarregam o cartão do passe para a próxima vinda ao CUCA. Ideia muito boa e que deve ser levada às autoridades competentes para averiguar a viabilidade. Os alunos, através do NUAPs jovem (Núcleos de aproximação da juventude) podem se unir e conversar com os órgãos para verem essa possibilidade.

Outra parceria positiva foi o PET de Agronomia da UFC (Programa Educação Tutorial do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará). O PET está indo à escola CAIC e ensinando os alunos a plantarem flores, para enfeitar a escola, e a fazerem uma horta comunitária. Os alunos estão muito empolgados com o que estão aprendendo, além de tornar a escola mais bonita e trazerem benefícios alimentares através da horta. Os conhecimentos adquiridos também podem ser usados em casa, o que ajuda na alimentação caseira, além de ser um interessante aprendizado e quem sabe, possível futuro profissional para os que se identificarem e quiserem prosseguir na área de agronomia, jardinagem, botânica, enfim, são muitas as possibilidades para quem se afina com o trabalho executado. Os alunos estão felizes e gostando da maneira como o PET de agronomia vem conduzindo os trabalhos.

NUAP Joven PROVOZ
Mapeamento da Comunidade

Uma vez por semana, o PROVOZ tem ido ao CAIC. Começaram no dia 06/05/15. Já foram feitas 2 reuniões com líderes e vice-líderes de sala para que os mesmos repassem aos demais alunos, além de representantes do Jornal e da rádio do CAIC, o que foi discutido. Nas reuniões foram conversados alguns temas e foi pedido para os alunos refletirem sobre o seu bairro, colocando os pontos positivos e negativos do mesmo, além deles desenharem o bairro em que moram. Eles também apontaram soluções. Foi um trabalho muito gratificante e os alunos mostraram que se importam com o bairro onde vivem e procuram melhorá-lo, além de apontar erros dos órgãos governamentais e dos próprios moradores, como é o caso do lixo.

A finalidade desse trabalho, é que os alunos possam refletir melhor na coletividade, alertá-los quanto às consequências do clientelismo, além de poder levar cursos e atividades que possam beneficiar ou servir para o futuro profissional, não só dos alunos, como da juventude em geral. Nós do PROVOZ, esperamos sinceramente, que essa parceria continue dando certo e que esses alunos gostem do trabalho que está sendo desenvolvido lá.

Apesar de ainda não ter data para início dos cursos, as oficinas têm tido ótimos resultados. Os alunos se mostraram muito conhecedores e interessados, contribuindo positivamente com suas ideias, críticas, sugestões e soluções. Parabéns à juventude do CAIC e parabéns a todo o corpo docente e funcionários que compõem esta conceituada instituição, em especial à diretora Zilma, que tem assistido de perto o que vem acontecendo e nos ajudando muito.

Sobre Carolina Rocha

Técnica em Turismo pela Escola Técnica Federal do Ceará (antiga ETFCE, hoje IFCE). Formada em Secretariado Executivo pela UFC. Estudante de MBA em Assessoria Executiva na Universidade Estácio de Sá. Sou Secretária Executiva do Projeto Provoz desde o seu início em 2013. Minhas áreas de interesse são trabalhar com reciclagem, museus, arte, cultura e inclusão social.

Veja Também

Visita da equipe PROVOZ à SOCRELP no bairro Pirambu.

No dia 21 de julho a equipe do PROVOZ esteve reunida com a representante da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *