• Não Bote Lixo

    Os moradores citaram o acúmulo de lixo e mato alto como problemas sérios na comunidade.

  • Entrevista com os Moradores

    Pesquisadora Leide Daiana participa de uma caminhada de rua na comunidade de Parque Jerusalém.

  • Terreno Baldio

    Terreno localizado no cruzamento das Ruas São Felipe com Rua Monte Pascoal cheio de mato, lixo, e até corpos de animais mortos.

  • Novo Posto de Saúde

    O sonho de ter um posto de saúde na comunidade está sendo realizado.

  • Documentando a Realidade

    Pesquisadores Lucas Alves e Valsergio Barros falam com uma senhora moradora da comunidade e documentam sua perspectiva.

  • Esgoto Céu Aberto

    Os moradores citaram o problema de esgoto céu aberto como um problema principal na comunidade. Vários moradores relacionaram o esgoto céu aberto com indices de doenças na comunidade.

Início / Regional V / Canindezinho / Caminhada de Rua: Parque Jerusalém

Caminhada de Rua: Parque Jerusalém

Hoje a equipe do PROVOZ visitou a comunidade de Parque Jerusalém no bairro Canindezinho. Foram visitados pontos considerados críticos pelos moradoes além da escola Florival Alves Seraine e o posto de saúde que esta em obras. O seguinte é um relato dos problemas principais citados pelos moradores durante nossa caminhada de hoje:

Falta de segurança. Os moradores dizerem que duas pessoas foram matados essa semana na comunidade. Relatam também que o tráfico de drogas é um problema rotineiro dentro da comunidade. Muitos jovens estão envolvidos nesse contexto por falta de oportunidades. Relatam também que falta melhor envolvimento por parte da polícia para investigar a origem dos problemas relacionados ao tráfico. Os assaltos nas paradas de ônibus também são frequentes segundo os moradores.

Os moradores relatam que tem vários terrenos abandonados, citam especificamente o localizado no cruzamento das Ruas São Felipe com Rua Monte Pascoal. No mesmo terreno quando chove acumula água causando bastantes focos de doenças, principalmente a dengue.

Lazer: segundo o relato dos moradores, existe apenas um local público de lazer para os jovens, crianças, e adultos que é a praça de Canindezinho que nem fica na comunidade de Parque Jerusalém. Outro local de lazer muito usado trata-se de um campo particular ao qual os jovens precisam pagar para jogar futebol. O nome do campo não foi citado mas os moradores citaram uma solução; a construção de uma praça esportiva no terreno baldio anteriormente citado.

Sobre o transporte público os moradores dizem que a comunidade é bem assistida. Tem uma linha própria da comunidade, além das linhas que passam na av. Osório de Paiva facilitando o transporte dos moradores. Os moradores que moram mais próximos ao Rio Maranguapinho tal vez teriam mais dificuldade com o transporte da comunidade.
Mato e esgoto céu aberto nas esquinas das ruas da comunidade. O mato aumentou a presencia dos ratos e aumenta os casos dos focos do mosquito da dengue. Os moradores ressaltaram que um ponto que precisa ser melhorada é a limpeza urbana que fica muito a desejar.
Atualmente a comunidade não tem acesso a saúde na comunidade. Uma moradora falou que não consegue atendimento no posto de saúde, ela tem mais de seis meses na fila de espera no posto Abner Cavalcante que fica na comunidade Nova Canudos. Outra moradora relatou que cada vez que ela vai ao posto (Abner) tem o médico, mas não tem remédio, ela sempre tem que comprar os remédios.
Depois de uns dez anos de obra parada o posto de saúde da comunidade Parque Jerusalém esta sendo terminado. Isso é a realização de um sonho de vários moradores de ter um posto de saúde da própria comunidade.
     

Sobre Carolina Rocha

Técnica em Turismo pela Escola Técnica Federal do Ceará (antiga ETFCE, hoje IFCE). Formada em Secretariado Executivo pela UFC. Estudante de MBA em Assessoria Executiva na Universidade Estácio de Sá. Sou Secretária Executiva do Projeto Provoz desde o seu início em 2013. Minhas áreas de interesse são trabalhar com reciclagem, museus, arte, cultura e inclusão social.

Veja Também

Caminhão do Mamógrafo no Posto Regina Severino na Regional V

         Uma novidade tem movimentado o Posto de Saúde Regina Maria da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *